Conversa #3 | Chefe Guedes

À conversa com o Chefe Guedes, chefe do Agrupamento 53 Serafina, de escuteiros do Corpo Nacional de Escutas, ele respondeu-nos às nossas perguntas base e ainda nos deu outras informações.

1 - O que é um bairro?
"Depende. Há os bairros construídos à revelia como este. Mas um bairro devia ser uma família, onde toda a gente se conhece. Eu cheguei a dormir na rua, porque as casas eram pequenas e o tecto era baixo e estava muito calor (…) as portas ficam abertas” – o que demonstra que o bairro antigamente era mais seguro."

2 - Como é o Bairro da Liberdade?
"Eu digo sempre que é uma aldeia à beira da cidade de Lisboa, porque está entre Monsanto, a Gulbenkian (avenida) e o Eixo Norte-Sul."

3 - O que mudava no bairro?
"Mudava a construção. Há um projecto para construção aqui, duma rapariga de arquitectura (…), mas isto não vai dar em nada. Isto foi construído de baixo para cima. Tinha cerca de 15000 habitantes."

4 - Delimite o bairro.
" Vai da Rua B até às vivendas."

5 - Porquê "Bairro da Liberdade"?
"Antigamente eram quintas e alguns trabalhadores da cidade para fugir à polícia vinham 
aqui construir habitações (ilegais)."



MAIS INFORMAÇÕES

"O agrupamento tem 73 anos." - No agrupamento não estão só escuteiros que habitam no Bairro da Serafina, mas também do Bairro da Liberdade.

"Às vezes os escuteiros têm ali jantares, na nova instalação, há 5 anos."

"Ainda digo que moro no Bairro da Liberdade" - o chefe mudou-se para o Bairro da Serafina há 30 anos, mas cresceu na Liberdade.

"Existem algumas festas, como a Festa do Padroeiro."

"Eu acordava e às vezes havia um prédio novo" - referência à clandestinidade do bairro.

Sem comentários:

Enviar um comentário