Reformulação da Sinopse | A Laranja Mecânica


A arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos, em os libertar deles mesmos, propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação. _Fernando Pessoa

Ainda tenho um longo caminho a percorrer até conseguir chegar a uma definição de arte ou de liberdade ou de liberdade artística. Por esta razão, socorro-me daqueles que, após sucessivas reflexões chegaram às suas conclusões sobre estes temas que, por sua vez, me ajudarão neste processo de descoberta.

É em “Desassossego” que Fernando Pessoa, poeta e pensador, expõe a sua definição de arte, que pode ser um bom guião para a minha reflexão.

O que é que eu sinto? As palavras que vêm ao de cima na minha cabeça quando leio a primeira parte da frase são: processoevoluçãodescoberta. Um caminho que no fim chegará a algo bom e que percorro ansiosamente e passa tão rápido. É isso que eu sinto. E é isso que quero que os outros sintam também.

Um corredor de 28 metros, 100 rectângulos pretos de 10 por 15cm, uma frase, um morango e uma bicicleta.

O observador subirá para a bicicleta para ver a sequência de forma rápida, tal como eu sinto que o tempo está a passar. E porque o tempo depende, de certa forma, de nós, eu vou controlar o tempo que vão demorar a ver a experiência cinética que proponho ao observador.

O primeiro rectângulo preto vai provocar perguntas em quem o vir – Porquê um rectângulo preto? O que vem a seguir? – exactamente o mesmo que senti no inicio do semestre e, por vezes, continuo a sentir. A bicicleta começa a andar, movida pela pessoa - Mas vão ser sempre só rectângulos pretos? - e a pessoa continuará para descobrir o que vem a seguir. Após uma sequência de cerca de 75 rectângulos pretos, começa a surgir, por detrás do rectângulo, ao longe, um ponto vermelho, muito pequeno – Finalmente alguma coisa! – que aumentará até ao último rectângulo preto até ter a forma e tamanho de um morango. Após o centésimo rectângulo haverá uma prateleira com um morango verdadeiro e, por cima, a frase.

E porquê o morango? O morango é uma fruta que, apesar de se desenvolver numa planta rasteira e de pequeno porte, torna-se num dos frutos mais doces e saborosos do mundo.

Depois de todo o caminho percorrido com ânsia, grande parte às escuras, sem saber o que vinha a seguir, começou a surgir algo e, no fim, descobre-se que é algo bom, saboroso, viciante e que se quer mais. E, o que antes era uma idealização ou resultado da imaginação, finalmente torna-se real.

A arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos, em os libertar deles mesmos, propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação. _Fernando Pessoa

Sem comentários:

Enviar um comentário