Tudo o que merece relevância no universo do design nacional tem a partir de agora um espaço online organizado e atualizado: acabado de lançar, o website www.designportugues.pt ficará como uma das heranças do Ano do Design Português 2014/2015, iniciado em maio passado e a decorrer até final de setembro do próximo ano.
A criação de três prémios anuais (para design de Comunicação, de Produto e de Interiores), a edição de um livro com propostas de projetos para seis regiões do país e o lançamento do site figuram como as principais expressões deste Ano do Design, lançado pelo Ministério da Economia e pela Secretaria de Estado da Cultura com o intuito de “afirmar o design nacional como uma área-chave para o desenvolvimento de Portugal enquanto país inovador e contemporâneo”.
A iniciativa é comissariada por Guta Moura Guedes, que a destaca como “uma ocasião catalisadora de ações e projetos que ultrapassam o seu próprio período temporal”. Neste sentido, o novo site surge como “uma plataforma participativa que vai possibilitar um mapeamento do design português, dentro e fora do território nacional. Este mapeamento, que se pretende dinâmico na sua construção e integrador na sua amplitude, é um projeto em rede de promoção do design e dos designers portugueses e de construção de um arquivo e uma base de conhecimento catalisadora. Levará o seu tempo a estar terminado, e terá, dado o grande desenvolvimento da disciplina, de ser constantemente atualizado. Constitui-se, sem dúvida, como a primeira grande base de dados e grande montra do design nacional”.
Desenvolvido com base na imagem criada pelo designer gráfico Pedro Falcão para o Ano do Design Português, o novo site foi projetado e desenvolvido pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. Este espaço online, salienta a ESAD, “é desenhado para se constituir, progressivamente, como o primeiro grande arquivo online do design nacional, nas suas várias vertentes e categorias. É um site que se inicia assumidamente numa versão work-in-progress, que irá evoluindo quer com a apresentação e registo das várias iniciativas programáticas, quer com a recolha de informação através de um dinâmico sistema de comunicação com a comunidade do design nacional”.
“Todos os designers, todas as empresas, todas as instituições e demais protagonistas do campo do design” são convidados a enviar os seus dados “para a criação de um vasto diretório de design pensado e/ou produzido em português”, conforme se pode ler no site. Da nossa parte, fica aqui a divulgação e, para finalizar, o mail que aqui importa: info@designportugues.pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário