Na horta do Senhor João


Ontem encontrámos o Senhor João a sair de um café, onde tinha estado a jogar cartas. Fomos cumprimentá-lo e ele não hesitou em nos dizer: "Os tomates já estão a crescer! Só queria que vissem!". Nós, obviamente, retribuímos com o mesmo entusiasmo e seguimo-lo, para ele nos mostrar o seu trabalho e para continuarmos a acompanhar a evolução da horta que vimos nascer. 

Há entrada da horta notámos diferenças, o Senhor João tinha feito algumas mudanças. O pórtico tinha deixado de ter a bandeira portuguesa em forma de triângulo (por cima da palavra "VILA") e as escadas, que antes eram vermelhas, passaram a ser azuis, visto lhe tinha sobrado um pouco da tinta que usou para pintar a Rua Azul e outras casas, tal como a garagem do Senhor Armindo. A horta já tinha canas para suportar os tomates e as pedras do chão estavam finalmente todas organizadas. "Ontem limpei isto tudo, tirei as ervas todas que estavam a mais e pus as pedras como deve de ser. Não está bonito? Estive aqui até às tantas.", disse ele orgulhoso. As plantas dos tomates estavam cada vez maiores e já tinham surgido as primeiras flores amarelas de onde, mais tarde, irão surgir os tomates. "Em Maio já devem estar prontos para serem colhidos, têm que vir cá vê-los!" 

Ao sairmos da horta, comentou connosco que um senhor andava a passear o cão com trela e a punha-o a fazer chichi à entrada da sua casa. Por não gostar, escreveu num papel "No-comente. Não mije aqui".


Sem comentários:

Enviar um comentário