Fizemos uma viagem pelos bairros de Lisboa. Uma viagem psicogeográfica, pelos painéis da sala onde estão expostos os Mapas Psicogeográficos, de cada bairro, de cada grupo.
Tal como dissemos anteriormente, tudo o que estava nos painéis foi removido e permaneceu apenas exposto o mapa psicogeográfico. Todos os grupos penduraram o seu. Podemos ver todos os mapas nestas fotografias. Alguns bairros já conhecíamos, já lá tínhamos estado, outros ainda não, e ainda há outros que se encaixaram na categoria de "não conheço, mas sei quem é". Discutimos e partilhámos pontos de vista, opiniões, relações e até histórias que vivemos naqueles sítios.
Alguns mapas levaram-nos a conhecer o respectivo bairro, não da forma como ele realmente é, mas da forma como o grupo quer que nós o vejamos. Outros reavivaram a memória, acrescentaram outro conhecimento e revelaram-nos novas experiências e emoções. Quase que sentimos que estávamos mesmo a fazer uma visita a todos os bairros. Mas não um visita qualquer. A visita que nos mostra aquilo que o grupo sentiu, aquilo que estes querem que nós experienciemos. É interessante ver as diferentes representações psicogeograficas dos outros bairros, que por sua vez nos transmitem diferentes emoções, vistas do bairro e maneiras de nos mergulharmos nele.
Sem comentários:
Enviar um comentário