No dia 9 de Junho, deu-se a TYPEJAM no 4º piso da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. As ILHAS fizeram com que os corredores se transformassem em campos de guerra e ruas com manifestações.
Todos os alunos do 1º ano e alguns professores, estiveram presentes e participaram em todos estes conflitos, victórias e na recriação de momentos importantes da história do mundo, no século XX.
Começámos com a Segunda Guerra Mundial que, depois de várias lutas de almofadas que deixaram as ruas do piso 4, um caos, terminou com a disputa final, num jogo de sueca ganho pelos aliados. Seguiram-se revoluções, congressos femininistas, a procura de Che Guevara, o despenhar de um avião, o baile da embaiada, o Maio de 68 e até houve o Jogos Olímpicos de Helsínquia de 52, onde se deu a gigante estafeta no piso 1 na faculdade!
Quase perto no fim, depois de centenas de cartazes feitos, cartas e postais enviados e jornais distribuídos e lidos, fomos ver o nascer do Sol ao terraço da faculdade. Senti que não podia estar mais alta do que estava. Via Lisboa, a nossa cidade. A cidade onde temos vivido no último ano. O centro da cidade onde está a casa onde temos vivido e crescido. Foi comovente. Estávamos todos ali, no topo da casa, no fim do ano lectivo, a ver o ínicio de mais um dia.
Foi espectacular ver a interacção que houve entre todos os países, posso dizer que até as guerras foram boas! Fizémos com através da inquietação que estava dentro de nós surgissem materiais gráficos fantásticos! Nada de computadores ou Illustrator.
Adorei esta noite de diversão e trabalho intensivo. Tinha vontade de a repetir logo no dia a seguir (mas só depois de dormir umas horas, claro)!
Adorei esta noite de diversão e trabalho intensivo. Tinha vontade de a repetir logo no dia a seguir (mas só depois de dormir umas horas, claro)!
Sem comentários:
Enviar um comentário